2013_1 - SEM.DE TOP.VARIAV.EM LING.DO TEX.E DISC. - U
(20131_062321_DIP_LIG952_U)



Universidade Federal de Minas Gerais
Faculdade de Letras - Programa de PG em Estudos Linguísticos
Disciplina: STV em texto e textualização: a avaliação da compreensão de textos em provas de língua portuguesa
Profa. Regina L. Péret Dell´Isola
reginadellisola@gmail.com - Gabinete: 3099

Cronograma de atividades
Aulas Conteúdo

12/3 Apresentação do programa, bibliografia básica, cronograma de atividades
Aula expositiva: a avaliação em foco.
Leitura: http://wac.colostate.edu/siget/rbla/peret.pdf


19/3 Aula expositiva com base na leitura de DEMO, Pedro. Educação, Avaliação Qualitativa e Inovação I. Textos para discussão. Brasília: Inep/MEC, 2012. Disponível em http://www.publicacoes.inep.gov.br/arquivos/%7B9CE8A069-41E9-42BC-BF85-32CF01E43CB8%7D_Td%2036.pdf
Seminário 1: Avaliação na escola e ensino de língua portuguesa: introdução ao tema

26/3 Aula expositiva com base na leitura de LUCKESI, Cipriano Carlos. Educação, Avaliação Qualitativa e Inovação II. Textos para discussão. Brasília: Inep/MEC, 2013. Disponível em http://www.publicacoes.inep.gov.br/arquivos/%7B37A31349-999C-4F13-A56E-E5DEAF09ED11%7D_TD%2037.pdf
Seminário 2: Paradigma de avaliação: uma visão panorâmica

02/4 Aula expositiva: Fatores relevantes na avaliação escolar por perguntas de múltipla escolha. Análise de questões de prova.
Seminário 3: Avaliação da compreensão leitora: em busca da relevância.

09/4 Aula expositiva: Itens do ENEM – Área: Linguagens, códigos e suas tecnologias.
Prova comentada.
Seminário 4: Situação problema: forma e recurso de avaliação, desenvolvimento de competências e aprendizagem escolar.
Atividade: elaboração de item

16/4 Atividade: análise de itens (entrega da primeira versão do item)
Seminário 5: O texto escolar: um olhar sobre sua avaliação.
Aula expositiva: Análise da argumentação em redações de vestibular.

23/4 Atividade: análise de questões de prova – análise de itens (devolução do item elaborado) – Redação da segunda versão do item elaborado.
Seminário 6: Análise linguística: por que e como avaliar.

30/4 Atividade: análise de itens (entrega da versão final do item).
Seminário 7: Instrumentos de avaliação em língua portuguesa: limites e possibilidades