2012_2 - COMUNICACAO E MOVIMENTOS SOCIAIS - A
(20122_050000_DIG_COM089_A)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS

DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL


DISCIPLINA: COMUNICAÇÃO E MOVIMENTOS SOCIAIS

Professora: Ângela Carrato

Carga Horária: 60 horas/aula
Semestre: Segundo de 2012

EMENTA: A importância da comunicação para os mais diversos movimentos sociais. Mais do que divulgação/ visibilidade, a comunicação é, nos diais atuais, parte constitutiva do espaço público e dos próprios movimentos sociais. A estreita relação entre comunicação, cidadania e democracia.

OBJETIVO: Possibilitar ao aluno uma visão introdutória da complexa relação entre comunicação, cidadania, movimentos sociais e democracia.



PROGRAMA

1. A cidadania: origens e conceito
1.1. Tipos de cidadão: liberal, comunitário, republicano.

2. Desafios da Cidadania
2.1. Cidadania e pluralismo.
2.2. Cidadania e participação.
2.3. Cidadania e bem-estar social.

3. O que é Política Pública?
3.1. Conceito e desenvolvimento.
3.2. Situação das políticas públicas no Brasil. O caso do Programa Bolsa Família.

4. Comunicação, participação popular e movimentos sociais.
4.1. A importância da comunicação para a sociedade como um todo
4.2. A importância da comunicação para as minorias políticas (mulheres, negros e índios) e o avanço das lutas sociais no Brasil.
4.3. Movimentos sociais no mundo: Primavera Árabe; Luta pelos Direitos Humanos; Movimentos Ocupem nos Estados Unidos e Europa; Movimentos Populares no México.

5. Comunicação e Movimentos sociais no Brasil: situação atual
5.1. O Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) - Uma experiência que ultrapassou fronteiras.
5.2. Comunicação e mudança social: as novas classes B e C brasileiras.




BIBLIOGRAFIA
Bobbio, Norberto. Estado, governo, sociedade: para uma teoria geral da política. São Paulo: Paz e Terra, 1990.
Covre, Maria de Lourdes Manzine. O que é cidadania. São Paulo: Brasiliense, 2008.
Da Silva, Luís Martins. Comunicação, mobilização e mudança social. In: Comunicação, cultura, cidadania e mobilização social. Brasília: UnB, 1997. v.2
Desenvolvimento Social – Revista do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, números 1 e 2, Brasília, 2009 e 2010.
Duarte, Jorge (org.), Comunicação Pública. Estado, mercado, sociedade e Interesse Público. Atlas, SP, 2009
Freitas, Ricardo O. Mídia Alternativa: estratégias e desafios para a comunicação hegemônica. Bahia: Editus, 2009.
Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social. A Sociedade ocupa a TV: o caso Direitos de Resposta e o controle público da mídia. São Paulo, Intervozes, 2007.
Manzine Covre, Maria de Lourdes (org.), A cidadania que não temos. Brasiliense, SP, 1998.
Moura, Dione et alli. Comunicação e cidadania: conceitos e processos. Brasília: Francis, 2011.
Santos, Wanderley Guilherme, Cidadania e Justiça. Campus, SP, 1996.
Santos, Boaventura de S. Pela mão de Alice: o social e o político na pós-modernidade. São Paulo, Cortez, 1999.
Telles, Vera da Silva. Direitos Sociais. Afinal do que se trata? Belo Horizonte: Editora UFMG, 1999.
Teixeira, Elenaldo Celso; Ribeiro,Isadora (orgs.). Políticas Públicas e cidadania. Salvador: Editora UFBA, 2001

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
Chauí, Marilena, O que é ideologia. São Paulo: Brasiliense, 1980.
Catani, Afrânio Mendes. O que é o capitalismo. São Paulo: Brasiliense, 1980.
Dallari, Dalmo de Abreu. O que é participação política. São Paulo: Brasiliense, 1984.
Faleiros, Vicente de Paula. O que é política social. São Paulo: Brasiliense, 1986.
Sandroni, Paulo. O que é mais-valia. São Paulo: Brasiliense, 1982.
AVALIAÇÃO

Presença, interesse, participação.................................................................. 15 pontos.
Primeiro Trabalho em grupo (com apresentação em sala de aula)..........30 pontos
Segundo trabalho em grupo (com apresentação em sala de aula) ..........30 pontos
Prova final (escrita, individual e sem consulta)...........................................25 pontos